MOSTRAR BARRA LATERAL
Você sabe o que é wellness?

O conceito de wellness é uma palavra moderna com raízes antigas. Os princípios-chave do Wellness, tanto preventivo como holístico, podem ser traçados desde as antigas civilizações do Oriente (Índia, China) até ao Ocidente (Grécia, Roma).

Na Europa do século XIX e nos Estados Unidos, uma variedade de movimentos intelectuais, religiosos e médicos desenvolveu-se em paralelo com a medicina convencional. Com seu foco em abordagens holísticas e naturais, auto-cura e cuidados preventivos, esses movimentos forneceram uma base firme para o wellness hoje em dia.

Modalidades focadas no wellness ganharam mais visibilidade desde os anos 60/1970 sob os escritos e liderança de pensamento de uma rede informal de médicos e pensadores americanos (como Halbert Dunn, Jack Travis, Don Ardell, Bill Hettler, e outros). À medida que estes evoluíram, proliferaram e se tornaram mainstream, eles trouxeram os holofotes à vida saudável, auto-ajuda, auto-cuidado, fitness, nutrição, dieta e práticas espirituais que se tornaram um movimento próspero de wellness no século 21.

Uma jovem com os braços para cima observando balões ao fundo

Definindo o Wellness

O Global Wellness Institute define wellness como a busca ativa de atividades, escolhas e estilos de vida que levam a um estado de saúde holístico.

Há dois aspectos importantes nesta definição. Primeiro, o wellness não é um estado passivo ou estático, mas uma "busca ativa" que está associada a intenções, escolhas e ações enquanto trabalhamos em direção a um ótimo estado de saúde e bem-estar. Segundo, o wellness está ligado à saúde holística - isto é, estende-se para além da saúde física e incorpora muitas dimensões diferentes que devem funcionar em harmonia.

O wellness é uma busca individual - temos auto-responsabilidade pelas nossas próprias escolhas, comportamentos e estilos de vida - mas é também significativamente influenciado pelos ambientes físicos, sociais e culturais em que vivemos.

O wellness é muitas vezes confundido com termos como saúde, bem-estar e felicidade. Embora existam elementos comuns entre eles, o wellness distingue-se por não se referir a um estado estático de ser (isto é, ser feliz, com boa saúde ou um estado de bem-estar).

Pelo contrário, o wellness está associado a um processo ativo de estar consciente e constante de fazermos escolhas que nos levem a um resultado de saúde e bem-estar ótimo.

O Wellness é Multidimensional

Wellness é mais do que apenas saúde física. A maioria dos modelos de wellness inclui pelo menos 6 dimensões (e por vezes até 9 ou 12):

Físico: Um corpo saudável através de exercício, nutrição, sono, etc.

Mental: Envolvimento com o mundo através da aprendizagem, resolução de problemas, criatividade, etc.

Emocional: Estar em contato, consciente, aceitar e capaz de expressar os seus sentimentos (e os dos outros).

Espiritual: A nossa busca de sentido e propósito na existência humana.

Social: Conectar-se, interagir e contribuir com outras pessoas e nossas comunidades.

Ambiental: A nossa busca de sentido e propósito na existência humana: Um ambiente físico saudável e livre de perigos; consciência do papel que desempenhamos em melhorar, em vez de prejudicar o ambiente natural.

O Wellness Contínuo

Uma maneira de entender o wellness é considerar a saúde como algo contínuo que se estende desde a doença até um estado de wellness ideal.

Por um lado, os pacientes com saúde precária se envolvem no paradigma médico para tratar doenças; eles interagem de forma reativa e episódica com médicos e clínicos que prestam cuidados.

No extremo oposto, as pessoas concentram-se proactivamente na prevenção e na maximização da sua vitalidade. Elas adotam atitudes e estilos de vida que previnem doenças, melhoram a saúde e melhoram sua qualidade de vida e sensação de bem estar.

Em outras palavras, o wellness é pró-ativo, preventivo e impulsionado pela auto-responsabilidade.

Comparativo das diferenças entre wellnes e bem-estar

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados