MOSTRAR BARRA LATERAL
A Aromaterapia na prática

A aromaterapia tem chamado bastante a atenção de diversos públicos nos últimos anos. Os produtos de aromaterapia, considerados "exóticos" há algum tempo, surgiram agora até nas prateleiras das mercearias. Velas de aromaterapia, produtos de banho, óleos essenciais e outros, estão agora amplamente disponíveis e são considerados eficazes para acalmar os bebés, aliviar o stress e promover uma vida saudável. Mas será que a aromaterapia está à altura das afirmações?

Pesquisas

Há relativamente pouca investigação disponível sobre aromaterapia. Enquanto mais estudos estão sendo realizados, não está tão "provado" como alguns outros aliviadores de stress. No entanto, embora sejam necessários mais pesquisas, algumas análises já demonstraram os benefícios da aromaterapia. Das investigações que foram feitas até aqui, aqui estão algumas das conclusões:

  • Pesquisas preliminares mostram que a aromaterapia pode alterar as ondas cerebrais e o comportamento pessoal.
  • A aromaterapia pode reduzir a sensação de stress, intensificar o bem-estar e diminuir os níveis de cortisol, o "hormônio do stress".
  • A aromaterapia com alfazema efetivamentereduzir o choro em bebês e melhorou a qualidade do sono em crianças e adultos.
  • Diferentes aromas de aromaterapia trazem efeitos diferentes nas pessoas. (Ver este artigo sobre os benefícios da aromaterapia em vários perfumes).
  • Um estudo mostrou que a aromaterapia pode ter efeitos benéficos no combate à ansiedade e a depressão.
  • A massagem com aromaterapia proporciona um alívio mais intenso e contínuo da fadiga - especialmente da fadiga mental - do que apenas a massagem comum.

Como uma ferramenta de alívio do stress

Embora a aromaterapia não seja a "cura-tudo" mágica que por vezes se pretende que seja, parece ter efeitos comprovados como um aliviador do stress. A aromaterapia é uma boa ferramenta para o alívio do stress porque tem poucos (ou nenhuns) efeitos secundários conhecidos, pode ser usada passivamente (pode encher a sala de cheiro enquanto se ocupam de outras actividades, aliviando o stress no processo), e pode ser facilmente combinada com outros aliviadores de stress (como massagem ou meditação, por exemplo), para um maior alívio do stress. Os produtos de aromaterapia também estão amplamente disponíveis, tornando a aromaterapia uma opção conveniente.

A aromaterapia pode ser conveniente, especialmente para pessoas ocupadas que precisam de algo rápido. Aqui estão algumas ideias para o uso da aromaterapia:

Velas

As velas são maravilhosas para aromaterapia. Acender uma vela é provavelmente uma das maneiras mais simples de perfumar um ambiente e criar uma atmosfera agradável, então pegue algumas velas de aromaterapia e deixe-as incandescer sua sala, seu estúdio, seu escritório, etc. As velas, assim como o incenso, também podem ser usadas para criar uma atmosfera mais calmante, ou como um ponto focal para a meditação. No entanto, podem ser mais práticas do que alguns incensos porque não emitem tanto fumo.

Certifique-se de que você utiliza velas de qualidade que liberem um aroma suficientemente potente para ser sentido na sala.

Difusores

Os difusores de Aromaterapia absorvem os óleos essenciais e exalam tal aroma pelo ar. Este é outro método conveniente para criar uma atmosfera relaxante, e muitos deles também têm um visual bem bonito, sendo também visualmente agradáveis e harmoniosos.

Produtos para o corpo

Os produtos de aromaterapia para o corpo são fantástico porque criam um cheiro que nos acompanha mas não "invade" o espaço das outras pessoas (a menos que estejam muito próximos, caso em que provavelmente não se incomodarão). Pode espalhar a loção de aromaterapia por toda a pele, ou aplicar algumas gotas de óleos essenciais seguros para a pele em pontos de pulso e desfrutar do aroma durante horas e horas.

Massagem

A aromaterapia combinada com a massagem trouxe maiores benefícios do que qualquer uma das estratégias por si só. Esta pode ser uma estratégia maravilhosa e barata para o alívio do stress, uma completa experiência sensorial.

TAGS: